Páginas

domingo, 13 de junho de 2010

A arquitetura moderna no Brasil

A arquitetura moderna no Brasil

É fato reconhecido que a arquitetura moderna chegou ao Brasil, descrita e não projetada.

“A nossa arquitetura deve ser apenas racional, deve basear-se apenas na lógica e esta lógica devemos opô-la aos que estão procurando por força imitar algum estilo”

Warcahvchik

“As velhas formas e os velhos sistemas já fizeram sua época. É mister que o artista crie alguma coisa de novo e que consiga maior fusão entre o que é estrutura e o que é decoração; para conseguir isto o artista deve ser também técnico; uma só mente inventiva e não mais o trabalho combinado do artista que projeta e do técnico que executa.”

Rino Levi

No entanto, é mais conveniente utilizar a imagem da primeira casa modernista, projetada por Gregori Warchavchik em 1927, na rua Santa Cruz, em São Paulo, como ícone definitivo. Mesmo que o próprio arquiteto, em textos posteriores, tenha revelado os artifícios que utilizou para torná-la mais um panfleto do que uma realidade.

A versão oficial simplesmente omite que não havia material nem mão de obra capacitada para execução daquele edifício segundo o idealizado por seu criador. Havia uma platibanda ocultando o telhado, como nos sobrados ecléticos; as janelas não forma produzidas em série; tijolos auxiliavam à concepção estrutural, diferente dos pilares de concreto compondo uma estrutura autônoma e, principalmente, considerando-se o clima da capital paulista, os terraços simétricos ou estariam expostos ao sol, sem qualquer proteção, ou receberiam diretamente a garoa paulistana. A imagem divulgada suplantou questões banais de soluções projetuais, se sobrepujando ao fato.

A casa da rua Santa Cruz também revela que a gênese da arquitetura moderna no Brasil não está vinculada à influência corbusiana, mas a outras experiências desenvolvidas por profissionais como Loos, em Viena – Casa Steiner, 1910 - ou Rietveld, em Utrech – Casa Schroeder., 1924.

E tal foi a surpresa diante produção de Warchavchik que quando o Sr. Charles –Édouard Jeanneret esteve pela primeira vez no Brasil, o indicou para delegado do CIAM.

Registre-se ainda que esta admiração foi compartilhada por Wright, quando em 1931 visitou a casa da Rua Toneleros, em Copacabana, projeto de Warchavchik. O ilustre arquiteto americano teceu elogios, enviou foto com dedicatória e certamente prestou uma homenagem maior: uma versão indica que a residência Kaufmann – a popular Casa da Cascata, na Pensilvânia, apresenta filiação direta da Casa Nordschild.

Fonte:

www.docomomo.org.br/.../William%20Bittar.pdf


Postado por:
43-Valdeir
45-Yêda
11-Jaiciane

Nenhum comentário:

Postar um comentário