Páginas

domingo, 13 de junho de 2010

A tipografia da bauhaus

A tipografia da bauhaus

Na Bauhaus praticou-se a tipografia funcionalista, orientada pela estética da nova tipografia.
Uma das letras predominantes nos impressos da Bauhaus foi a Akzidenz Grotesk
Os alfabetos-elementares
as edições bauhausbuecher (livros da bauhaus)


Staatliches Bauhaus Weimar 1919-1923 — Lazlo Moholy-Nagy.

Moholy-Nagy, que antes de integrar o corpo docente da Bauhaus, já se havia familiarizado com o construtivista El Lissitzy e seu trabalho, criou uma inconfundível imagem visual para a escola usando formatos de letras simples, cores fortes, composições intrigantes de fotografia e texto.

Letras avulsas, vogais e consoantes, eram isoladas e tratadas como elementos de composição. Uma abordagem tipográfica séria mas que continha um elemento quase teatral.

Moholy-Nagy que atribuía uma grande importância à fotografia no design gráfico, desenvolveu pesquisas paralelamente a Richter e Man Ray e dedicou-se ao estudo da luz e do movimento podendo ser considerado um dos precursores da pesquisa visual-cinética e da op-art que se difundiu na Europa e nos EUA nos anos 60.

Moholy-Nagy encorajava as tentativas de seus estudantes de “romper as convenções em relação ao conteúdo e à forma tradicional da tipografia e com isso, simbolicamente, o conteúdo e a forma da sociedade que aplicava mecanicamente as normas do passado”.

Ele considerava tipografia e layout uma arte e uma ciência ao mesmo tempo que se desenvolvia a partir de técnicas de impressão.

“A natureza e o objectivo da comunicação (folheto ou pôster) determinam a maneira e o uso do material tipográfico”

«Em contraste com o equilíbrio estático concêntrico de séculos, hoje busca-se produzir um equilíbrio dinâmico-excêntrico».

Ordem, simplificação e claridade eram os ideais gráficos.

As composições eram formadas por tipos dispostos verticalmente, diagonalmente e horizontalmente e por formas geométricas simples, como quadrados, círculos, triângulos que criavam ritmos e continuidades conduzindo o olhar de um bloco de texto ao outro.

Outra característica era o uso de barras pretas para dar ênfase e a manipulação do branco com o mesmo objectivo.

Fonte:

Postado por:
21-Kennedy
31-Mayara
33-Nathália
10-Iara

Nenhum comentário:

Postar um comentário